top of page

A humanez dos humanos

Às vezes, e na maioria das vezes, ser gentil é o detalhe, apenas um único detalhe, que faz toda a diferença para evitar um mal que você nem sabe que está causando. As verdades se revelam nestes pequenos detalhes, onde a sua alma faz propaganda daquilo que ela tem para oferecer. Quem não tem a mesma maldade para responder à altura, precisa se retirar de um lugar onde a paz e a guerra não convivem juntas, ou pelo menos, não convivem bem.

Não se engane, meu pequeno. O mais orgulhoso dos espíritos e o mais cristalino dos egos podem cristalizar uma raiva e uma malevolência desconhecidas pelo próprio ser que habita aquela existência. No fim das contas, o ego ainda é ego, mesmo quando pequeno, reprimido, escondido. Até mesmo a menor das maldades pode ferir quem cuja sensibilidade impede que se crie essa espécie de casca, uma armadura contra a humanez dos humanos.

Sim, afinal a crueldade ainda é uma sina humana - e não uma atitude desumana como gostamos de falar -, que vez ou outra se nutre do sofrimento de alguém para reafirmar uma superioridade vazia de sentido e de objetivo. A ambição, a hierarquia como se chama politicamente, é um instrumento de conquista. Não há problema algum em ser o jogador número um, é preciso que haja um para que se tenha um jogador número dois. Mas se aproveitar do controle nas mãos para ferir um oponente indefeso, ainda mais quando seu único objetivo é encontrar um pouco da sua própria paz, é vil, de um descontrole tipicamente grotesco.

Portanto, retornando ao ensinamento do início, não há nada de errado em errar. Mas que seja por ser gentil de mais, por muito proteger, por querer perto e sufocar. Que seja por ser muito bom e com isto se ver de cara e coração quebrados, mas nunca por ser cruel com quem deseja ser gentil. A gentileza é um caminho ingrato, se você foi bem ensinado por mim você já sabe do que estou falando. Por favor, não contribua para torná-lo ainda mais arrasador para outrem.

A gentileza, ou melhor, uma pessoa gentil é aquele convidado de honra que chega de surpresa e não exige muito, tampouco precisa se apresentar, pois você sabe a raridade e a característica ilustre da sua presença. Para honrá-la, você aquece a água, prepara uma bacia com água de rosas, lava os seus pés e penteia seus cabelos. Uma rara passagem de bondade personificando a alma do mundo diante dos seus olhos.

É a vida gentil que faz tudo fazer sentido, então não faça com que ela queira ir embora mais cedo. Enquanto a gentileza tocar seu coração, seja simplesmente... amor.


bottom of page